quarta-feira, 13 de março de 2013

Gestação X Bebida Alcoólica



Para as mamães mais tradicionais pode parecer chocante a ideia de consumir bebida alcoólica durante a gravidez. É claro que a freqüência e quantidade exagerada do uso dessas substâncias fazem mal até para aquelas que não estão gestantes. Mas parte da classe médica já adota uma postura mais branda e flexível em relação àquelas que esperam por um filho.

O que vale é o bom senso. Em uma reunião especial ou aniversário, situações esporádicas, tomar uma taça de vinho ou um pouco de cerveja não fará mal.

Tire suas dúvidas aqui:

Quais são os riscos comprovados?
Os pesquisadores já chegaram à conclusão de que o consumo regular de álcool afeta o bebê dentro do útero. Quando uma gestante bebe, o álcool atinge rapidamente o feto através da corrente sanguínea e da placenta. Mulheres que tomam mais de seis doses de álcool por dia correm o risco de ter filhos com síndrome alcoólica fetal. Crianças nascidas com essa síndrome sofrem de retardo mental e do crescimento e de distúrbios de comportamento, e apresentam malformações cardíacas e na face.

Quanto é uma dose ou unidade de álcool?
Uma unidade de álcool equivale a: • 240 ml de cerveja (uma latinha contém 350 ml) • uma taça pequena de vinho • um cálice de vinho do porto • uma dose de um destilado como cachaça, vodca ou uísque

É seguro beber ocasionalmente?
Os especialistas não sabem o efeito que alguns drinques, por um curto espaço de tempo no início da gestação, podem ter sobre o feto. Mas eles aconselham precaução e sugerem que, ao descobrir que está grávida, a mulher pare mesmo de beber.

Como posso substituir o álcool?
Se evitar ou diminuir as bebidas alcoólicas parece difícil demais, tente substituí-las por cervejas não-alcoólicas ou coquetéis sem álcool. Experimente água com gás com um pouquinho de limão ou hortelã, e se for a uma festa que tiver bar de caipirinha, aproveite para pedir um drinque diferente sem álcool.


Por Jonathan Jayme
Fonte: Com informações babycenter.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário